12 ago
HAG realiza primeira cirurgia para o tratamento de epilepsia
27 out. 2022
Na quinta-feira (20/10), a equipe de neurocirurgia do HAG realizou a primeira cirurgia para o tratamento de epilepsia denominada amigdalohipocampectomia. A epilepsia é uma doença caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que podem causar convulsões, espasmos musculares e até a perda de consciência.
Em alguns casos, como o do paciente, é possível identificar a estrutura cerebral responsável pelas crises convulsivas e através de técnica microcirúrgica realizar a retirada desse foco, com o objetivo de diminuir ou ate mesmo eliminar as crises.
A cirurgia é indicada quando o paciente não apresenta melhora do quadro com o uso de duas ou mais medicações anticonvulsivantes e mantendo crises frequentes que pioram a qualidade de vida.
O procedimento durou cerca de cinco horas e foi realizado pelos neurocirurgiões: Dr. Marco Aurélio Vieira Couto, Dr. Jurandir Sampaio e pelo anestesista Dr. Henrique Cotta de Miranda Ribeiro, além da equipe assistente do bloco cirúrgico da instituição.
Por ser uma intervenção de alta complexidade, é realizada em poucos centros. O paciente em questão já aguardava a possibilidade de realizar a cirurgia há meses e não conseguia vaga nos serviços de Belo Horizonte/MG. Sendo assim, foi avaliado pela equipe do HAG e realizado o procedimento, com sucesso, no próprio hospital.
Thaíse Leal