O Hospital Arnaldo Gavazza teve início em 1963, no bairro Guarapiranga em Ponte Nova, Minas Gerais. Inicialmente foi implantado o ambulatório Sette de Barros, vinculado à Associação dos Plantadores de Cana de Minas Gerais (MINASCANA) com o objetivo de garantir atendimento aos produtores rurais e seus dependentes.
No final da década de 1960, após o sucesso do primeiro empreendimento, os dirigentes da Minascana idealizaram um hospital. Financiado pelo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), a obra de construção começou em 1972, sendo inaugurado em 14 de maio 1976, homenageando o supervisor do IAA, Arnaldo Gavazza Filho.
No início da década de 1980 o hospital teve seu projeto redimensionado devido à crise do setor sucroalcooleiro. A partir de 1989 teve início o projeto de implantação da Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho, instituído oficialmente em 12 de agosto de 1991 e se consolidou como um dos maiores complexos hospitalares do interior do Estado de Minas Gerais, atendendo uma região com 21 municípios, onde vivem cerca de 220 mil pessoas.
As novas perspectivas para a instituição e os investimentos em tecnologia e em profissionais de saúde ganharam novos contornos em 21/02/1992, quando foi lançado o Plano de Assistência Médico-Hospitalar Arnaldo Gavazza (Plamhag).
O Hospital Arnaldo Gavazza está entre os 17 melhores hospitais de Minas Gerais. Foi o 7º hospital do Estado a ser credenciado pelo Ministério da Saúde para realização de cirurgias cardiovasculares em pacientes do SUS.
Na busca da melhoria constante no atendimento e nos serviços ofertados, várias ações são executadas pelo Hospital Arnaldo Gavazza, tendo em vista a continuidade e a otimização da qualidade e – em linhas gerais – a adequação para o Processo de Acreditação Hospitalar. Em 2005, foi iniciado o Planejamento Estratégico, via BSC – Balance Scored Card. Em 2006 foi implantado o Sistema de Gestão da Qualidade, com base no Programa SGQ:5S – Housekeeping, proporcionando uma mudança de cultura voltada para os sensos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina, criando deste modo um ambiente de trabalho organizado para clientes e colaboradores. Com o Programa 5S o Hospital conquistou certificações de qualidade: Top Quality Prata/2006; Top Quality Excelência/2007 e 2008; Top Quality Diamante/2009. Essas certificações foram creditadas pela MFC Consultoria e Educação Coorporativa de Juiz de Fora/MG.
O HAG tem o compromisso com a sociedade na busca pela inovação, melhoria da estrutura tecnológica e capacitação dos profissionais. Em 2008 foram iniciadas as adequações da estrutura organizacional de acordo com as normas da NBR ISO 9001. Em outubro de 2009, o Hospital foi certificado pela ISO 9001:2008 pela DNV/Det Noresk Veritas LTDA, tendo sido recertificado em setembro de 2012, 2015, 2018 e 2021.
Missão
Oferecer soluções em serviços de saúde, com humanização e melhoria contínua da qualidade, visando à reintegração de nossos clientes à sociedade.
Visão
Ser reconhecido como hospital de alta complexidade, qualidade e resolubilidade em seus serviços no estado de MG, buscando o equilíbrio econômico financeiro sustentável.
Valores
Ética.
Trabalho em Equipe.
Respeito.
Qualidade.
Segurança.
Humanização.
Transparência.
Responsabilidade Social.
CONSELHO CURADOR
PRESIDENTE: José Bueno de Magalhães
VICE-PRESIDENTE: Antônio Carlos Martins Brandão
SECRETÁRIO: Francisco Augusto de Castro Gomes
Heitor Vaz de Melo
Márcia Vitória Mendonça de Siqueira
Marcos Antonio de Araújo Serafini
Paulo Antônio Soares Resende
CONSELHO FISCAL
Conselheiros Fiscais Titulares:
PRESIDENTE: Salomão de Magalhães
André Parentoni Brêttas
Gláucio César Ferreira
Conselheiros Fiscais Suplentes:
Domingos Sávio Caríssimo
Fernando Antonio Real
José Roberto de Oliveira
ADMINISTRAÇÃO
Superintendência Executiva
Lucimar Regina de Oliveira Fonseca
Diretor Técnico
Dr. Rovilson Lara
Diretor Clínico
Dr. Itamar Neves Duarte Junior
COMISSÃO DE ÉTICA
Dr. Giovani Cardoso Versiani
Dr. Jurandir Sampaio Rosa
Dr. Ricardo Graça Cotta