O Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar (NQA) do Hospital Arnaldo Gavazza (HAG) promoveu, na manhã de sexta-feira (12/06), uma reunião para discutir assuntos ligados ao serviço, incluindo ações para promoção da saúde bucal frente ao atual cenário de pandemia. O HAG é referência na macrorregião Leste do Sul para atendimentos de urgência odontológica, traumatologia bucomaxilofacial e odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais (PNE) e é primeira referência para atendimentos de casos Covid-19 na microrregião de Ponte Nova.

Renan Saraiva Lessa, superintendente adjunto, apresentou dados relacionados à produção de Odontologia Hospitalar em 2020 (janeiro a maio), contemplando atendimentos de urgência e emergência, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e odontologia para PNE. Conforme determinação do Ministério Público, os atendimentos eletivos encontram-se suspensos temporariamente em decorrência da pandemia.

Os representantes do NQA, que são do hospital HAG, Secretaria Municipal de Saúde e Regional de Saúde, discutiram sobre as competências e atribuições para desenvolver ações de melhoria da oferta do serviço e promover uma melhor articulação entre todos os municípios integrantes da macrorregião. Também foi mencionada a proposta de incorporação do serviço de Odontologia Hospitalar às ações do Núcleo de Segurança do Paciente, com a apresentação de alguns projetos futuros.

O odontólogo e especialista em bucomaxilofacil, Ronaldo Veiga, comprometeu-se a elaborar um projeto contendo as áreas de atuação do cirurgião dentista na UTI, uma vez que os procedimentos de higienização de pacientes entubados são de responsabilidade do dentista. Sugeriu-se, assim, a integração do odontólogo à equipe de UTI, sobretudo para o atendimento de internações de casos Covid-19, o que será avaliado oportunamente.

Participaram da reunião, a superintendente executiva Lucimar Fonseca, o superintendente adjunto, Renan Saraiva Lessa, a equipe da Odontologia Hospitalar local, representantes do município, além da referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Ponte Nova, Alessandra Dias da Silva.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *