Foi realizada, na manhã de ontem (19/02), uma Embolização de Aneurisma Cerebral no setor de Hemodinâmica do Hospital Arnaldo Gavazza. O procedimento foi realizado pelos neurocirurgiões Dr. Felipe Padovani Trivelato e Dr. Marco Túlio Salles Rezende, médicos convidados pelo corpo clínico da Instituição, acompanhados do anestesista Dr. Ricardo Cota.

Os neurocirurgiões atuam na área de neurorradiologia intervencionista, que é uma subespecialização dedicada ao tratamento das doenças vasculares do cérebro e da medula espinhal. Os tratamentos são realizados de maneira percutânea, sem cirurgia aberta, por meio da punção de uma artéria na perna ou no braço. Antes, somente ocorriam intervenções por meio de procedimentos cirúrgicos mais agressivos.

Segundo Trivelato, o tratamento é guiado por imagens especiais em sala de hemodinâmica. “Dessa forma, é possível tratar o AVC isquêmico, que é a oclusão de um vaso no cérebro, o AVC hemorrágico, que é a ruptura de um vaso que pode ser causada por um aneurisma, má formação dos vasos etc, ou obstruções dos vasos do pescoço por doença aterosderotica, através de angioplastia”, explicou.

Na foto (esq. p/ dir.): os neurocirurgiões Dr. Marco Túlio e Dr. Felipe Trivelato, e as representantes da Enfermagem, Maria Aparecida Zanoti, Andriele Pereira e Luzia Saqueto.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *